quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE, em parceria com o Sebrae/CE, realizou no dia 21 de fevereiro, no Sesc Iracema, às 19h, a palestra Mottainai Design, com o designer e diretor de arte Jum Nakao. O tema principal apresento um plano de viagem aos interessados em pensar sobre o processo criativo e transformações para o novo milênio, pensando na proposta dos
3R´s: redução, reuso e reciclagem.
De acordo com Eveline Costa, Consultora Técnica de Produção Cultural e Moda do Senac/CE, “essa é a primeira de muitas ações da instituição para o segmento Design, que tem previsto para lançar, ainda esse ano, o curso Técnico em Design de Interiores e várias outras ações, promovendo o fomento para o desenvolvimento profissional da cadeia”.

O que é Mottainai Design?

Mottainai é um conceito originalmente budista, que se aplica à existência do universo físico. Tudo tem sua lógica de existência e, por isso, deve ser reusado, reciclado e reduzido, no sentido de concentrado. Os japoneses dizem “mottainai ao desperdício. Na verdade, é mais do que isso: trata-se de uma atitude de respeito aos objetos materiais e imateriais. Uma atitude que ilumina mudança de valores.

Jum Nakao é designer e diretor de criação. Foi diretor criativo da Zoomp, Carmim, Vivavida e Nutrisport. No São Paulo Fashion Week, em 2004, realizou a performance da costura do invisível em que modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal. Esse desfile foi homenageado como o desfile da década no Brasil e em janeiro de 2006 foi considerado pelo Galliera, Museu de Moda de Paris, como um dos mais representativos trabalhos de Moda de todo o século XX. Seus trabalhos fazem parte de diversas citações bibliográficas em todo o mundo e foram expostos na França, Itália, Espanha, Bélgica, Grécia, Japão, Nova Zelândia entre outros. É autor do livro e documentário A Costura do Invisível.


os alunos da FADESNE compareceram ao evento, como coadjuvante, mas poderemos ser atores principais.

Sara oquendo- estudante
Natália Gurgel - Estudante
Geovana Paula-Designer de Moda
Eduardo Olavo- Estudante




Nenhum comentário:

Postar um comentário