quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palestra Mottainai Design com Jum Nakao + Informativo

Aconteceu, no SENAC IRACEMA a Palestra com o designer e diretor de criação Jum Nakao. Jum falou a imprensa sobre suas expectativas do curso e sobre a parceria com o SENAC, que, em seu olhar, é um epicentro de efervescência do mundo da moda.

O tema abordado foi o Mottainai Design. Jum explicou que o termo japonês é usado para nos fazer pensar no início de cada processo e nos processos que geram menos lixo, lembrando sempre dos três R’s (Reduza, Reutilize e Recile).

Jum também deu dica para os estudantes de moda, para eles pensarem em novos processos, pois o mundo que está ai já não é mais o mundo deles. É hora da inovação, sem a inovação o que se faz é apenas repetir o passado e para isso não existe mais espaço. O que se tem realmente que fazer, é pensar em novos processos para criar um novo mundo!

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site

Mas ele também lembrou que para criar o novo é importante conhecer o antigo, ou seja, o que já foi feito, para que não pecar pela redundância. É sempre bom saber o que já foi feito e saber de onde você deve continuar.

Sobre os novos criadores, ele alegou que se precisa mais do que talento e persistência. O novo criador precisa ter uma capacidade de superação e dedicação, os mais talentosos são aqueles que mais deram passos e que já sabem seu caminho.

Ele comentou também sobre a identidade da moda brasileira. Que nós devemos primeiro procurar a singularidade, buscando o que nos faz únicos. A partir do momento em que descobrimos o que nos faz singulares, você se identifica com o que se descobre, isso sim é identidade.

E ele não podia deixar de comentar sobre a sua parceria com o SENAC. O designer acha que em todo o cenário da efervescência da moda, o SENAC propicia um ponto de partida. Que agora so depende dos designer, ele acredita que o Brasil tem muita massa criativa que ainda não foi aproveitada em sua plenitude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário